Implantes dentários são estruturas de metal, normalmente de titânio, que são introduzidas cirurgicamente no osso maxilar logo abaixo da gengiva com a função de substituir a raiz do dente. Quando colocados, permitem ao dentista acoplar dentes para substituição sobre eles.
Implantes
Como é o funcionamento dos implantes dentários?
Por serem colocados no osso, esses implantes fornecem uma superfície solida para os dentes de substituição. Quando próteses parciais ou totais são montadas sobre implantes dentários não oferecem risco de mudar de posição na boca e de ficar escorregando, sendo um ponto positivo na alimentação e na fala do paciente.
Em alguns casos, as próteses dentarias e dentaduras comuns são inviáveis, devido a pontos de dor e falta de adaptação dos pacientes a este aparelho, ou simplesmente desconfortáveis para o usuário. Além disso, as pontes utilizadas normalmente precisam ser ligadas aos dentes pelos dois lados do espaço deixado pelo dente que falta. Com o implante não há necessidade de desgastar os dentes normais para fixar os dentes de reposição.
Para que o paciente possa receber um implante, é necessário que tenha uma gengiva saudável e os ossos adequados para sustentar a implantação. Também é importante que se comprometa a manter as estruturas saudáveis com uma higiene bucal meticulosa, fazendo consultas regularmente ao dentista para garantir o sucesso a longo prazo dos implantes.
O tipo de implante mais recomendado atualmente é o implante ósseo integrado, que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente sem dentes.